SISTEMA DE GUIAS

domingo, 21 de agosto de 2011

STTR de Cerro Corá participa da Marcha das Margaridas 2011

Aconteceu nesta quarta-feira (17/08), em Brasília/DF, a 4ª Marcha das Margaridas, reunindo cerca de 100 mil trabalhadoras do campo e das florestas. O nome da marcha, que também aconteceu em 2000, 2003 e 2007, é inspirado na sindicalista rural Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 em Alagoa Grande, na Paraíba. 
Margaridas em caminhada pelas ruas de Brasília-DF.
A marcha, que possui caráter formativo, de denúncia e pressão, mas também de proposição, diálogo e negociação política com o Estado, tornou-se amplamente reconhecida como a maior e mais efetiva ação das mulheres no Brasil. Teve como lema "Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade".
Margaridas em frente ao Congresso Nacional em Brasília-DF

Participaram do evento 27 Federações e mais de 4.000 sindicatos, dentre estes, o STTR de Cerro Corá fez-se presente com a participação da Sra. Ana Maria da Silva (Presidente do STTR), a Sra. Raimunda Maria de Medeiros (Coordenadora da Comissão de Mulheres trabalhadoras rurais) e a Sra. Eugênia Macedo (sócia do STTR)
Representantes do STTR de Cerro Corá e o Presidente de CONTAG, o Sr. Alberto Broch .

Elas chegaram terça-feira (16/08) em Brasília, juntamente com os demais 13 ônibus com a Delegação do RN, e participaram de oficinas e atividades culturais no Parque da Cidade (Cidade das Margaridas). No dia seguinte, marcharam da Cidade das Margaridas até em frente ao Congresso Nacional, deixando as ruas de Brasília tomadas por milhares de trabalhadoras rurais. As margaridas marcharam pela Esplanada dos Ministérios e pararam a capital do país. 

Ana Maria, Raimunda e Eugênia na Cidade das Margaridas
Durante à tarde da quarta-feira, elas receberam a visita da presidente Dilma Rousseff no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Dos 11 ministros que acompanharam a presidente Dilma, sete eram mulheres.
A presidenta entregou o caderno de respostas às reivindicações feitas, afirmando que o Governo Federal ainda não acatou todas as exigências, mas se comprometeu em continuar deliberar as reivindicações.

Representantes do STR de Cerro Corá durante a Marcha das Margaridas

Nenhum comentário: