SISTEMA DE GUIAS

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Sessão solene na Câmara Legislativa do DF homenageia a Marcha



 Nesta quinta-feira (11), às 10h, acontece a Sessão Solene de lançamento da Marcha das Margaridas na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A iniciativa é da deputada Distrital Rejane Pitanga (PT). “Com a Sessão Solene, vamos dar visibilidade, reconhecimento social e político à maior mobilização de mulheres trabalhadoras rurais do campo e da floresta do Brasil”, afirmou a  deputada.
O lema da Marcha este ano é: “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”. Os objetivos: contribuir para a organização, mobilização e formação das mulheres trabalhadoras rurais; atuar para que as mulheres do campo e da floresta sejam protagonistas de um novo processo de desenvolvimento rural voltado para a sustentabilidade da vida humana e do meio ambiente; dar visibilidade e reconhecimento à contribuição econômica, política e social das mulheres no processo de desenvolvimento rural; propor e negociar políticas públicas para as mulheres do campo e da floresta; além de denunciar e protestar contra a fome, a pobreza e avançar na construção da igualdade para as mulheres. 
 
Por que Margaridas?
 
A Marcha tem esse nome para homenagear a trabalhadora rural e líder sindical Margarida Maria Alves, símbolo da luta das mulheres por terra, trabalho, igualdade, justiça e dignidade. 
 
Ela rompeu com padrões tradicionais de gênero ao ocupar por 12 anos a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba. À frente do sindicato, fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural. 
 
A trajetória sindical de Margarida Maria Alves foi marcada pela luta contra a exploração, pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, contra o analfabetismo e pela reforma agrária. Ela foi brutalmente assassinada pelos usineiros da Paraíba em 12 de agosto de 1983.
 

Nenhum comentário: