SISTEMA DE GUIAS

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ENAFOR


         
               Na semana que antecede o 3° Encontro Nacional de Formação – 3° ENAFOR, que acontece de 26 a 30 de setembro, em Luziania – Goiás, a programação das atividades já começa a ser divulgada.

                       O encontro se inicia com um diagnóstico sobre a formação desenvolvida pelo Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR, através de trabalhos em grupo. No dia seguinte, uma Conferência será mediada por Pedro Pontual, educador popular, com participação de um representante da Escola Nacional Florestan Fernandes e da Escola Nacional de Formação da Contag - ENFOC.
            A troca de experiências, permitindo que os grupos dialoguem por
experiências em comum, acontece no terceiro dia do ENAFOR, seguido de um
segundo momento, com um olhar sobre essas experiências no todo, numa espécie de mosaico geral. Uma feira de Saberes e Sabores dará vida ao momento de fechamento do conhecimento compartilhado.
            Dando sequência ao encontro de formação, na quinta (29) cerca de 15 oficinas pedagógicas vão trabalhar o processo formativo através de diferentes linguagens da educação popular: teatro, música, poesia, dança e contos, pautadas nas metodologias participativas. À tarde, um painel de debates sobre as experiências internacionais e a importância do processo de sistematização ocorre com entidades parceiras de países como o Equador, Nicarágua, Chile, Peru, Paraguai e outros, moderado pela Confederação de Organizações de Agricultores Familiares do Mercosul Ampliado - COPROFAM e Conselho de Educadores de Adultos da América Latina - CEAAL. Ainda nesse dia duas publicações serão lançadas: o ALMAnaque, produzido pelos educadores oriundos da primeira turma nacional da ENFOC e o livro Multiplicação Criativa, um Entrelaçar de Práticas e Saberes, este último produzido pelos educandos da segunda turma nacional da ENFOC. Ambas as publicações estarão disponíveis na página da ENFOC logo após o evento.
            Encerrando as atividades do ENAFOR, o último dia será o grande momento do encontro, quando serão apresentadas as diretrizes para a formação do MSTTR.
            O ENAFOR é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura – CONTAG e tem por objetivo refletir sobre a contribuição da formação para o fortalecimento da luta dos trabalhadores rurais, suas organizações sindicais e para a superação dos desafios da classe trabalhadora na atualidade.

Curta e divulgue a página do ENAFOR no Facebook: http://www.facebook.com/enafor

Siga o ENAFOR2011 no Twitter: http://twitter.com/#!/ENAFOR2011


Postado Por: Paulo José - Assessoria da FETARN

Nenhum comentário: